Nosso Blog

Construir uma casa: conheça os passos que deve seguir?

Construir uma casa: conheça os passos que deve seguir?

Está a pensar construir uma casa? É um processo longo e complexo, mas muito recompensador. Fique a par de todo o passo a passo.

Construir uma casa pode ser uma grande aventura, se tiver em conta todos os passos que são necessários até a habitação estar de pé e poder ser utilizada. Este é um sonho para a grande maioria das pessoas que, assim, podem assistir ao nascimento da casa que sempre desejaram e que, com certeza, irá responder a 100% às necessidades dos seus proprietários.

Portanto, se construir uma casa é uma hipótese para si, saiba tudo o que deve fazer para uma construção sem percalços, nem imprevistos.

CONSTRUIR UMA CASA: TOME NOTA DAS 4 GRANDES ETAPAS A SEGUIR
01

Planear as licenças para construção

Antes de começar a construção propriamente dita, deve adquirir um terreno ou, caso já o tenha, deve fazer um Plano de Informação Prévia à Câmara Municipal da zona onde ele se localiza, explicando o que construir (artº 14º do decreto-lei nº 555/99, de 16/12).

Só depois de receber um documento informativo a autorizar ou não a construção no terreno e os respetivos condicionamentos legais ou regulamentares, nomeadamente relativos a infraestruturas, servidões administrativas, restrições à construção, entre outros é que se pode avançar com a construção.

Projeto de arquitetura e alvará

Assim, o passo seguinte é executar um levantamento topográfico e um projeto de arquitetura que também deverão ser aprovados pela Câmara Municipal local. Para os executar, terá de contratar profissionais especializados nestas áreas.

Após a aprovação de todos os documentos pelas entidades competentes, passa-se à entrega dos projetos de especialidade, ou seja, os projetos de esgotos, água, gás, comunicações, eletricidade, entre outros (a menos que o terreno faça parte de um loteamento e já tenha alguns destes projetos definidos e aprovados).

02

Definir o orçamento

Estabelecer o orçamento que tem disponível para construir uma casa é essencial, sobretudo para evitar derrapagens financeiras ou a escolha de materiais mais fracos, por falta de capital. Um bom orçamento deve prever o máximo de cenários possíveis:

Orçamento detalhado: ponto a ponto
  • O valor dos terrenos e habitações envolventes: antes de comprar o terreno, pondere sobre o valor dos terrenos e casas envolventes, pois assim conseguirá avaliar se está a pagar demais e qual a expectativa de valorização da casa, depois de construída (tenha em conta que o preço por metro quadrado pode variar em dezenas ou centenas de euros, consoante a zona).
  • Definir a área pretendida: como é óbvio, quanto maior for a área, mais serão os custos associados.
  • Escolher os métodos construtivos: informe-se sobre os métodos construtivos existentes e as vantagens e desvantagens de cada um, assim como os diferentes custos associados aos mesmos.
  • Selecionar materiais e acabamentos: sabia que é neste ponto que, normalmente, os orçamentos derrapam? Para tal não acontecer, trate de pesquisar muito bem o que existe no mercado e estabeleça valores realistas, de forma a conseguir um bom equilíbrio entre qualidade e preço.
03

Conseguir financiamento

Este é um aspeto fundamental para a maior parte das pessoas que pretende construir uma casa e requer grande racionalidade. Afinal, é preciso encontrar um bom equilíbrio entre a quantidade de capital que se pede emprestado e os recursos de que se dispõe para ir pagando essa dívida/empréstimo.

Para tal, defina uma relação detalhada das suas despesas e receitas. Depois, subtraia as despesas aos rendimentos. O resultado corresponde ao valor máximo mensal que poderá suportar com o empréstimo.

Saiba ainda que os empréstimos para construir uma casa são semelhantes aos empréstimos para compra de casa, portanto os seus limites máximos são definidos com base na relação entre o montante pedido e a avaliação, neste caso do terreno e do projeto.

Normalmente o montante máximo concedido situa-se nos 80%. Também os prazos seguem a mesma norma dos empréstimos para compra de casa, ou seja, situam-se entre os 40 e os 50 anos, dependente da idade.

04

Escolha do Empreiteiro ou Construtor Civil

Para a generalidade das pessoas, com pouco tempo e/ou pouco conhecimento na área da construção, o mais indicado é mesmo contratar um empreiteiro que faça toda a gestão da obra e um gabinete de arquitetura que faça a assessoria técnica ao projeto.

Não se esqueça que a responsabilidade pela Segurança da Obra deve ser assumida por um técnico devidamente habilitado, com certificado de habilitações próprias para o desempenho da função e alguma experiência.

Portanto, é preferível gastar algum dinheiro neste ponto e garantir que tem pessoal habilitado a conduzir a obra, do que tentar fazer você mesmo, sem conhecimentos ou experiência para tal.

Saiba que a MULTIMADE possui uma alargada experiência e possuidores de um quadro técnico capaz, com experiência no diagnóstico, planeamento e acompanhamento, para a aplicação das melhores soluções construtivas adequadas a cada caso. Garantimos a edificação do seu projeto, de forma rápida, segura e económica.

Caso possua alguma dúvida sobre como fazer uma casa com qualidade, sinta-se livre para entrar em contacto com a nossa equipa.
Para mais informações ou orçamentos, contacte-nos!
Morada: Caminho de Sto. António nº 234-A, 9020-002 Funchal 
Telefone: (+351) 291 100 570
Telemovel: (+351) 964 581 717 / 964 711 001
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ligue-se a nós!

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias da Multimade
Image
Image
Image

Contactos

(+351) 291 100 570
(+351) 964 711 001

Localização

Caminho de Sto. António
nº 234-A,9020-002 Funchal
Image